São muitos os desafios do mercado atual, que dificultam o processo de fidelização de clientes para uma loja de varejo. Por exemplo, clientes exigentes, concorrência ampla e em diversos canais e o próprio atendimento feito sem estratégia de qualidade. Felizmente, com muita dedicação e com uma meta clara, é possível superar essas barreiras!

Se por um lado, esses problemas parecem inalcançáveis, a verdade é que lojas – e pessoas – apaixonadas pelo que fazem, amam se reinventar para conseguir combatê-los. E este é, ou deveria ser, o perfil guerreiro da sua equipe de vendas!

Para superar estes desafios, trouxemos algumas dicas incríveis para a fidelização dos seus clientes. Acompanhe!

Investir na experiência de compra

O cliente busca atender uma necessidade pessoal quando vai a uma loja, seja algum produto que precise para uso próprio ou para oferecer a alguém. Por isso, focar na experiência de compra neste ponto é essencial para fidelizar seu cliente.

Analisar as emoções que envolvem a compra permite que o vendedor utilize o momento para encantar o cliente. Seja oferecendo de forma mais assertiva um produto, ou dando dicas para tornar a utilização dele mais intensa. Já pensou em tornar sua loja o lugar certo para os homens comprarem presentes, como no caso de uma lingerie para um aniversário de casamento?!

A sensação que ficará para o cliente é de que compartilhou aquele momento com alguém que queria o mesmo que ele. Ou seja, ter sua necessidade atendida e sucesso com o produto adquirido.

Honrar suas promessas

A sinceridade é o argumento de vendas mais poderoso, assim como promessas não cumpridas são os maiores desgostos para os clientes. Por isso, ao oferecer qualidade dos produtos, esteja certa que o cliente se certificará disto em breve, ao utilizar o produto. A confirmação desta informação será uma aliança com a loja, rendendo indicações e boas referências. Porém, o contrário representará toda uma ramificação de novas vendas perdidas.

O mesmo vale para prazos de entrega, formas de pagamento e tudo mais que envolve a venda. O importante é prometer apenas o que você poderá cumprir.

Fazer um bom relacionamento pós-venda

A experiência de compra bem feita por si só já é inesquecível. Mas trabalhar o relacionamento com o cliente no pós-venda garante seu vínculo com a loja.

Mesmo satisfeito, alguns clientes podem ser fisgados pela concorrência por alguma urgência ou promoção tentadora. Então, procure abordá-lo no pós-venda regularmente para questionar sua satisfação ou informar de alguma novidade que seja relevante para ele. Assim, você demonstra interesse em ajudá-lo, além de conhecer suas necessidades e preferências.

Após conseguir construir esse relacionamento, o cliente saberá que esse é um diferencial seu e da sua loja. E provavelmente ele não irá buscar outros produtos e serviços na concorrência.

Oferecer variedades e novidades do mercado

Com a concorrência forte, estar sempre à frente com produtos novos e uma boa variedade que atenda diversos tipos de público é essencial para criar uma referência e autoridade para a loja.

Por isso, foque em pesquisar o que seus clientes precisam, antecipe suas necessidades e ofereça produtos incríveis que eles nunca imaginariam encontrar tão facilmente em uma loja e com tanta qualidade.

Fazer presença onde o cliente está

Isto significa interagir com o cliente em vários canais e locais, não somente nos pontos de venda. As redes sociais, por exemplo, são locais obrigatórios para se relacionar com os clientes. Além de ser um excelente mecanismo de fidelização de clientes, é também um local de mídia espontânea muito efetivo.

Tenha em mente que, toda menção positiva à sua loja nas redes sociais ou compartilhamento de suas publicações pode representar muitas oportunidades de venda e fidelização.

Valorizar a fidelização de clientes já conquistada

Como nenhuma loja deseja o fim do relacionamento com o cliente, valorizar clientes já fidelizados de forma diferenciada é um modo de atrair outros clientes para este núcleo.

Você pode, por exemplo, convidá-los para eventos exclusivos da loja. Ou até pedir a opinião sobre novos produto, além de presenteá-los com mimos em suas compras. Essas práticas demonstram que você valoriza o relacionamento, e fazem com que outras pessoas que presenciem este ato queiram o mesmo relacionamento com a loja.

A fidelização de clientes possui vários outros desafios. Mas com estes exemplos, já deu para perceber que eles mudarão constantemente exigindo novas estratégias. Portanto, conte sempre com bons fornecedores e parceiros para manter-se competitivo. E assim, poder focar em outros aspectos que contribuem para deixar o cliente satisfeito.

Aproveite, e veja estas 5 dicas de como cuidar da lingerie. Você pode usar estas informações para usar as práticas de pós-venda com seus clientes!