Você sabia que alguns hábitos afetam a saúde da mulher? Por exemplo, alguns tecidos usados em lingerie são mais indicados para as peças diárias, pois absorvem melhor a umidade da região e ajudam a pele a respirar. Além disso, há cuidados com a higiene íntima que devem sempre ser tomados, como o excesso de limpeza, ou a falta dela!

A vagina consegue fazer seu próprio processo de limpeza, colocando para fora todas as impurezas. Por isso, com esse sistema sofisticado de higiene íntima, não precisamos de duchas internas, mas apenas lavar a vulva — parte externa da vagina.

Os cuidados com a lavagem e armazenamento das roupas íntimas são importantes no dia a dia. Mas, cuidados específicos com a saúde íntima também são necessários.

Quer saber algumas dicas sobre saúde íntima da mulher? Então, continue acompanhando este texto. Boa leitura!

1. Calcinha adequada

Principalmente para quem trabalha o dia todo, a escolha da calcinha é o começo dos hábitos saudáveis de higiene. Isso porque a calcinha passa o dia inteiro em contato com a vulva. Assim, todas as secreções vaginais, como o suor, ficam retidas ali.

Por isso, é importante ter aquele forrinho (100% de algodão) nas calcinhas. Pois essa é a parte que ficará em contato com a região íntima. E o algodão, é um tecido natural capaz de ajudar a pele da região a respirar melhor.

Leve mudas extras na bolsa quando for ficar períodos longos fora de casa. Trocar a calcinha durante o dia vai garantir uma sensação de frescor e limpeza, além de ajudar na saúde íntima.

2. Banho na medida certa

O banho é a melhor hora do dia, pois é o momento de respirar fundo e relaxar. É aqui, também, que alguns cuidados com o trato da vulva devem ser tomados. Além de não fazer duchas internas, como já dissemos, é preciso observar os produtos usados, como os sabonetes.

O uso de sabonetes neutros é o mais indicado pelos ginecologistas não precisa ser um sabonete específico para isso, como sabonetes íntimos. Lembre-se também que a região é cheia de dobras e curvas, então lave com cuidado!

O principal na hora do banho, é colocar bastante água corrente, para lavar as partes íntimas. Mas nunca na direção interna.

3. Sono livre

Para dormir, prefira tecidos leves, como liganete e renda, que ajudam na movimentação e permitem que a pele descanse. Além disso, opte por não usar calcinha ou shorts. O abafamento da região favorece o calor, a umidade e a escuridão, criando o ambiente perfeito para a proliferação de agentes nocivos, como bactérias.

Pelo mesmo motivo que usar algodão nas lingeries do dia a dia é bom, a região da vulva precisa de ventilação para manter a saúde íntima. Então, priorize camisolas e slip dresses para passar suas horas de sono.

4. Atenção no período menstrual

Muitas mulheres utilizam absorvente descartável durante a menstruação. Assim como os protetores diários, os absorventes descartáveis são sintéticos e deixam resíduos químicos em nosso corpo. Além disso, abafam a área íntima, favorecendo o crescimento de bactérias e o surgimento de infecções.

O ideal é usar coletor menstrual, uma opção menos nociva para a saúde íntima feminina. E que colabora para o sistema biológico manter-se saudável. Porém, ele pode causar desconforto, e não é toda mulher que de adapta facilmente ao coletor.

Então, se você optar pelo absorvente descartável, lembre de fazer trocas periódicas, para evitar infecções! O recomendado, é trocar a cada 2 ou 4 horas, pelo menos.

5. Ir ao banheiro é sagrado

Para quem tem hábitos íntimos saudáveis, o ato de ir ao banheiro com frequência, é muito importante. Pois, a urina ajuda a limpar impurezas do canal da uretra e prevenir infecções urinárias. Porém, há outros cuidados que devem ser tomados no momento, como o papel higiênico.

Os papeis perfumados podem causar irritações, assim como os mais ásperos. Para evitar que isso aconteça, carregue consigo lenços umedecidos infantis, pois eles possuem menos químicos e menos chances de causarem alergias. Mas lembre-se que, de um modo geral, perfumes devem ficar longe da vulva.

Outro ponto a ser observado é o movimento de limpeza. Sempre limpe-se após o uso do banheiro, mas não esqueça que “é da frente para trás” o jeito certo de usar o papel higiênico. Desse modo, você evita que impurezas entrem em contato com a vagina, causando infecções graves.

Os melhores cuidados de higiene íntima, definitivamente passam pelas calcinhas que usamos. Portanto, é sempre bom ficar de olho no tecido escolhido na hora da compra.

E para as vendedoras, confira cuidados de estoque que devem ser tomados para prevenir problemas com as peças íntimas!

Aproveite para conhecer nosso site!