O comércio varejista é naturalmente competitivo. Por isso, os lojistas precisam ser cada vez mais criativos na hora de criar estratégias para atrair novos consumidores. Afim de ajudá-lo nesse desafio, preparamos 7 dicas de decoração para loja de lingerie!

Sabemos que os setores do varejo ligados à moda — como de vestuário, joias, calçados e lingeries — exigem técnicas de prospecção mais direcionadas. Assim, o apelo visual e o investimento em táticas para melhorar a imagem e a exposição dos produtos são essenciais.

Então, se você trabalha ou está pensando em trabalhar com venda de peças íntimas femininas, invista na decoração! Pois isso pode te trazer grandes benefícios. Quer saber como? Então confira as 7 dicas de decoração para loja de lingerie que ajudarão você a otimizar os espaços e deixar sua loja ainda mais bela.

1. Organize o espaço

Você pode pensar em truques de iluminação e técnicas de vitrinismo para melhorar a decoração e evidenciar seus produtos. Mas primeiro, você deve organizar o espaço disponível em sua loja. Dessa forma, é possível aproveitar melhor o espaço, organizando prateleiras, manequins, armários e araras de maneira mais estratégica.

A dica é ter autocontrole e não exagerar na decoração e nem na mobília. Afinal, muitos adereços dentro da loja podem atrapalhar a circulação dos clientes. Quer saber quais técnicas de vitrinismo podem te ajudar nessa organização? Então confira como arrumar sua loja, considerando as zonas quente e fria.

E lembre-se que em lojas do comércio varejista, algumas práticas são muito comuns para organizar as mercadorias. Por exemplo, os consumidores são “recebidos” pelos produtos com maior índice de vendas, logo na entrada da loja. Já na saída, eles visualizam os produtos menos procurados na extensão dos corredores e nos arredores do estabelecimento.

2. Defina uma identidade visual

Ao pensar na decoração para loja de lingerie, é preciso ter em mente uma identidade visual coerente com:

  • a época do ano;
  • o tema da coleção dos produtos em exibição;
  • o perfil do seu público-alvo;
  • e a relação com as cores e logotipo de sua empresa.

Por isso, em suas placas promocionais, utilize uma paleta agradável e evite contrastes entre cores fortes. Assim, você priorizará sempre a coerência e clareza das fontes para que as clientes consigam ler o que está escrito sem dificuldades.

Cada loja tem a sua personalidade própria, e é isso o que as torna especiais entre as demais. Já, a forma como essa personalidade é apresentada ao público é o que chamamos de identidade visual. Então, após definir o estilo da sua loja, tente não fugir desse padrão pois os clientes se habituarão à sua identidade e podem até estranhar casa haja alguma mudança.

3. Exponha as lingeries de forma atrativa e estratégica

Em seu planejamento de decoração para loja de lingerie, considere as melhores práticas de decoração. Assim, suas clientes não apenas visualizarão os itens com facilidade, mas também serão atraídas pela beleza dos produtos.

Para iniciar, entenda a identidade visual da sua marca. E depois, dê atenção aos detalhes. Para isso, você deve seguir algumas “regras” de exposição de mercadorias que devem ter a sua imagem valorizada. Dentre elas, podemos citar:

  • jamais deixe faltar peças em uma vitrine, prateleira ou arara. A impressão de que a loja está com produtos em falta pode repelir suas clientes a metros de distância. Pois quem consome gosta de ter várias opções à disposição;
  • não exagere na quantidade de lingeries expostas nas vitrines e prateleiras — a impressão de uma loja entulhada e desorganizada também é negativa para as suas clientes;
  • priorize os itens com maior aceitação do público e deixe-os expostos ao nível dos olhos;
  • posicione as estantes ou prateleiras uniformemente ao longo da parede, proporcionando uma visão agradável, organizada e que destaque mais as lingeries.

Porém, a principal regra de exposição é sempre se colocar no lugar dos clientes! Então, mantenha a loja limpa, organizada e com as mercadorias distribuídas de forma acessível e visualmente agradável.

4. Aposte na iluminação do ambiente

A iluminação é a “alma” do estabelecimento e a peça-chave da decoração para loja de lingerie. Pois, uma loja escura ou mal iluminada desvaloriza o espaço interno e literalmente ofusca a beleza das peças. Isso faz com que os clientes não tenham vontade de entrar para conhecer os produtos.

Além disso, a iluminação também é responsável pela ambientação da loja. Logo, uma loja escura passa a impressão de um lugar sombrio.

Portanto, além de manter uma iluminação adequada em seu espaço, invista em uma iluminação estratégica para as vitrines. Dessa forma, as lingeries que estiverem em exposição receberão mais destaque e serão mais valorizadas.

5. Faça o cliente se sentir em casa

Lembre-se sempre disso: todo cliente gosta de se sentir especial! Portanto, em vez de se portar como um vendedor, trate os consumidores como amigos. Nada de conversas formais, principalmente se o consumidor for uma mulher. Trate-a com gentileza, e proporcione um momento relaxante para as compras.

Mas, tenha cuidado para não forçar simpatia ou deixar o cliente desconfortável ao tentar conquistá-lo com uma conversa. Pois, eles percebem quando os vendedores não estão sendo espontâneos e só querem fechar uma venda.

Além dos serviços dos vendedores, outras táticas podem ser utilizadas. Por exemplo, uma boa maneira de deixar a sua loja mais aconchegante é colocando algumas poltronas e cadeiras no centro do espaço para que as pessoas possam sentar. E assim, tomar um café e apreciar os produtos com toda a calma do mundo.

Quanto mais tempo o consumidor passar dentro da loja, mais ele vai se sentir à vontade. Portanto, aumente o tempo de permanência no espaço e conquiste novos clientes.

6. Aposte nos truques de ambientação

Existem dois truques que não podem ser vistos pelos olhos, mas que deixam qualquer loja mais aconchegante. Esses truques são apostar na aromatização do ambiente e na identidade sonora.

Várias lojas varejistas têm um perfume inconfundível que todo mundo reconhece de longe. E a aromatização também ajuda muito a deixar o clima mais gostoso, afinal, perfume é sinal de limpeza.

Já o som ambiente, é outro ponto que acrescenta muito na identidade da sua loja. Mas, escolha um estilo musical que combine com o clima do negócio e deixe as músicas tocando ao fundo. E nada de exagerar no volume ou transformar o espaço em um baile. O som ambiente não pode atrapalhar a conversa entre vendedor e cliente, senão prejudicará a venda.

7. Capriche nos vestiários

Todo mundo já deve ter passado pela péssima experiência de ter que se trocar dentro de uma cabine minúscula e quente. Por isso, os vestiários fazem sim muita diferença! E, caso os clientes não se sintam à vontade para provar as roupas dentro da sua loja, pode ser que eles acabem desistindo de fazer a compra.

A importância do provador é muito grande. Se quiser entender mais, temos um post especial aqui, falando somente nesse assunto!

Invista em vestiários maiores, com bancos, espelhos amplos e suportes para pendurar bolsa. É melhor ter três vestiários aconchegantes que cinco desconfortáveis. E, vale lembrar que a ventilação e a segurança da cabine também serão avaliados por sua clientela. Portanto, ofereça um ambiente climatizado e jamais permita que as trancas das cabines fiquem quebradas.

Existem inúmeras opções de decoração para loja de lingerie, mas as sete dicas citadas acima, com certeza, farão diferença no seu negócio. Então, se você deseja se destacar dentro do mercado varejista e aumentar suas vendas, já sabe que precisa inovar sempre. Afinal, os consumidores não costumam comprar as mesmas coisas mais de uma vez.

Coloque essas dicas em prática, e surpreenda seus clientes com uma loja linda e adequadamente ambientada!

Gostou das dicas? Conteúdos como este são do seu interesse? Então nós convidamos você para conferir outro post, em que damos algumas dicas sobre arquitetura de lojas. Confira!