Na era da informação, o atendimento pelas redes sociais permite uma interação muito mais próxima com o cliente —  o que possibilita mais solidez nos relacionamentos virtuais. Nesse contexto, saber como vender pelo WhatsApp se tornou uma necessidade, graças à popularidade da ferramenta.

A venda pelo aplicativo apresenta dupla possibilidade: enquanto faz negócios, o vendedor otimiza seu relacionamento com o consumidor. Afinal, além de servir como canal de vendas, o WhatsApp pode ser um meio de atendimento ao cliente.

Veja, a seguir, algumas dicas e sugestões para impulsionar as vendas pelo WhatsApp e aumentar a lucratividade de seu negócio. Boa leitura!

1. Respeite as regras

Para todo tipo de negócio — e em qualquer forma de relacionamento —, o bom senso é fundamental. Por isso, antes de começar a disparar mensagens e anúncios indistintamente, analise os riscos e os benefícios de sua estratégia de marketing.

Assim como todo canal de comunicação, no WhatsApp também há regras que precisam ser consideradas: evite anúncios invasivos e respeite o horário comercial, por exemplo. Antes de enviar as mensagens, peça autorização para os clientes, pois a melhor forma de vender pelo aplicativo é oferecer os produtos para a pessoa certa e na hora mais adequada

2. Tenha um WhatsApp exclusivo para a empresa

Não misture vida pessoal com negócios e seja o mais profissional possível. É importante ter um número exclusivo para vender pelo aplicativo. Isso ajuda a fortalecer os laços e o relacionamento com os clientes, pois transmite seriedade, noções de ética e de respeito com o consumidor.

O uso da ferramenta permite fazer negócios e conquistar consumidores a um custo muito baixo. Afinal, é gratuito, fácil de usar e, só no Brasil, já eram 120 milhões de usuários em maio de 2017.

3. Mantenha uma lista de contatos atualizada

Procure manter uma lista atualizada de contatos. Evite criar grupos de WhatsApp, pois os clientes podem manifestar falta de interesse ou simplesmente sair deles. Além disso, quando um conteúdo é enviado como mensagem privada, passa para o consumidor a impressão de que ele está recebendo um tratamento personalizado e isso faz o material ser mais valorizado.

4. Descubra como vender pelo WhatsApp Web

Para facilitar a dinâmica do processo de vendas, você pode utilizar o WhatsApp Web. Afinal, usar o aplicativo pelo computador torna mais fácil a administração dos anúncios e da lista de contatos.

Para isso, basta acessar o site do aplicativo, escolher a opção WhatsApp Web no app no celular e apontar o aparelho para o QR Code que aparece na tela do computador. Automaticamente, a ferramenta é aberta no navegador e está pronta para uso.

5. Ofereça conteúdo relevante

Esse é um dos fatores que pode favorecer suas vendas. Faça um resumo dos benefícios de seus produtos, use pequenas listas ou vídeos curtos e deixe links direcionando para outros conteúdos que possam despertar interesse. Lembre-se: na correria da vida moderna, as pessoas não têm muito tempo para acompanhar mensagens longas.

Além disso, divulgue seu material no maior número possível de redes sociais. Crie estratégias, tais como brindes e sorteios, para quem compartilhar e divulgar seu conteúdo.

6. Invista em estratégias de mercado

Descubra qual a melhor técnica de negócios para o seu mercado e esteja atento às tendências. Procure conhecer melhor o consumidor para oferecer somente o que ele realmente usa. Monitore seu comportamento e faça uma estratégia personalizada que tenha possibilidades reais de dinamizar suas atividades.

Na área de vendas on-line, tudo é muito relativo: enquanto alguns negócio requerem anúncios constantes e maior interatividade, para outros, uma única chamada semanal basta. Faça, portanto, um bom planejamento, organize-se e garanta o sucesso do seu empreendimento.

Gostou das dicas de como vender pelo WhatsApp? Confira também os benefícios de manter um bom cadastro de clientes para impulsionar seus negócios! Esperamos você!