Você já parou para se perguntar se as finanças da sua empresa realmente vão bem? Será que você realmente sabe como identificar e analisar corretamente a saúde financeira da sua loja?

Nesse post você vamos te ajudar a compreender como analisar as finanças da sua loja. Aqui, você poderá aprender a determinar a saúde financeira do seu negócio, utilizando diferentes ferramentas e indicadores.

Desse modo, você poderá garantir um processo de gestão, com mais segurança. E você também poderá fazer um planejamento mais preciso, além de buscar um diferencial frente aos seus concorrentes.

Vem conferir nossas 4 dicas!

Utilize o fluxo de caixa

Uma das dicas essenciais para quem quer melhorar a saúde das finanças é usar o fluxo de caixa. Isso vale, não só para gestão de lojas, mas também para suas finanças pessoais.

Além de organizar as finanças, o fluxo de caixa ainda permite o uso gerencial. Pois, você irá categorizar as receitas e despesas, auxiliando no reconhecimento das entradas e saídas de recursos.

O fluxo de caixa também pode ser usado de maneira projetada – como uma reserva de emergência. O que é determinante na criação de reservas para períodos de sazonalidades nas vendas. Assim, a sua empresa não fica sem caixa nas épocas de menores vendas e consegue manter as finanças sempre em dia!

Diferencie rentabilidade e lucratividade

Diferenciar rentabilidade de lucratividade também é importante para que uma empresa tenha saúde financeira. Uma vez que, os conceitos são bastante diferentes.

A rentabilidade está relacionada à capacidade de mensurar a viabilidade do negócio. Ou seja, qual é a capacidade que a sua loja tem, de retornar o capital investido (seu, ou dos seus sócios).

E a lucratividade está relacionada à divisão do lucro líquido pela receita total. Ou seja, é o lucro que realmente aconteceu. Esse valor é extraído da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e é apresentado em percentual. Analisando a lucratividade, é possível saber se a empresa é mais lucrativa no começo ou fim do mês, dependendo do volume de vendas.

Conheça todos os ingressos e saídas

Já que falamos de DRE, além de realizar a sua elaboração é importante saber, de forma detalhada, cada um dos elementos que a compõe. Pois, é preciso monitorar constantemente as variações de custos e despesas. E se necessário, fazer diminuições, substituições ou até mesmo cortes, para buscar melhores resultados.

Em relação às saídas é preciso definir qual o valor do ticket médio dos seus produtos. Além de conhecer os produtos que possuem as melhores margens. E ainda, criar estratégias que possam aumentar as suas vendas como promoções, ofertas e descontos.

Tenha cuidado com os custos fixos e variáveis

Outro ponto de destaque na saúde financeira de uma loja, é a diferenciação entre os custos. Ou seja, classificar os custos em fixos e variáveis.

Isso é necessário para que não existam surpresas no final do mês. Já que alguns custos ocorrerão mesmo naqueles períodos de menor entrada de recursos (os custos fixos). Por isso, entender essa diferença fará com que você tenha uma reserva para os custos fixos e não tenha dificuldades para pagá-los.

Os custos fixos são aqueles como salários dos funcionários, aluguel e energia elétrica. Já os variáveis estão relacionados às vendas, por exemplo, comissões dos vendedores, impostos e outros que só ocorrerão quando houver movimentação na sua loja.

Agora que você já descobriu como saber se a saúde financeira da sua loja vai bem, assine nossa newsletter. Assim, você ficará por dentro de mais conteúdo de qualidade sobre moda íntima!