Saber como bem administrar uma loja é fundamental e um grande desafio para muitos lojistas. Isso porque a administração de um estabelecimento comercial prevê o conhecimento de áreas distintas, como atendimento ao cliente, economia, marketing, entre outras. Neste post, separamos algumas dicas para administrar uma loja, a fim de te ajudar a garantir o sucesso do seu negócio!

A tarefa de um administrador de loja realmente não é das mais fáceis, especialmente para quem está começando. Mas, colocando em prática algumas ações simples, esse desafio se torna mais tranquilo do que parece em primeiro momento. Continue a leitura e conheça as nossas 5 melhores dicas para administrar uma loja de sucesso:

1. Tenha um planejamento estratégico

É importante que a sua loja tenha um planejamento estratégico que norteie todas as atividades executadas. Nesse documento, devem-se estipular metas e objetivos a serem cumpridos, pois isso facilita que as ações sejam feitas em sua totalidade.

Para fazer o planejamento, recomenda-se a utilização da técnica SWOT. Essa é uma matriz de estratégias geradas a partir do cruzamento de algumas informações. Portanto, analise os pontos fortes e pontos fracos da loja com as ameaças e oportunidades que o ambiente em que ela está inserida proporciona.

2. Pratique preços justos

A sua loja precisa manter a lucratividade sempre em alta, mas isso não significa que os preços dos produtos que você comercializa precisem ser altos.

Uma boa dica é aproveitar as promoções dos fornecedores, para comprar lingeries com preços atrativos. Desse modo, você não precisa repassar um valor muito alto para os seus clientes e ao mesmo tempo vende mais.

3. Defina o seu público-alvo

Vale a pena tirar um tempo para estudar o seu público-alvo e verificar quais são as suas necessidades e anseios, a fim de entender o que uma pessoa procura ao ir até a sua loja.

Também é preciso lembrar que existem lojas com públicos muito específicos. Por exemplo, uma loja de lingeries, e outras que atendam um segmento específico, como o público plus size. Ter a dimensão dos tipos de público que a sua loja tem é muito relevante. Pois para cada um deles podem ser realizadas ações específicas.

4. Adote estratégias de marketing

Você já deve ter ouvido a famosa frase “Quem não é visto não é lembrado”. É por isso que você precisa desenvolver estratégias de marketing para que a sua loja se torne reconhecida em sua região de atuação.

O marketing pode ser praticado tanto de maneira tradicional, por meio de anúncios em jornais ou emissoras de rádio. E também na internet, em plataformas digitais como sites, blogs e redes sociais. Uma forte tendência, é utilizar o Instagram, como canal de vendas, veja aqui como fazer!

Mas, lembre-se de sempre divulgar seus produtos no meio digital, com uma apresentação profissional e atrativa. Uma boa estratégia é compartilhar os posts de seus fornecedores, assim você divulga seus produtos e garante qualidade na divulgação.

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Vale ressaltar que o marketing digital está em constante crescimento e que muitas lojas encontram nas ferramentas tecnológicas uma excelente forma de divulgar os seus serviços. Bem como de manter um bom relacionamento com os seus públicos.

5. Faça promoções

É raro encontrar alguém que não goste de promoções. Por esse motivo, investir nessas ações na sua loja é um excelente chamariz para atrair público até o estabelecimento. E não apenas em épocas de datas comemorativas como o Natal e a Páscoa, mas faça promoções durante todo o ano.

E por falar em promoção, nós publicamos recentemente um artigo que apresenta 4 promoções criativas para te ajudar a vender mais. Que tal ir lá conferir? Certamente entender sobre promoções ajudará e muito você a administrar uma loja!