Um dos grandes desafios para quem atua no comércio de lingerie é atender às necessidades de cada mulher, considerando suas peculiaridades físicas e desejos. A compra de uma roupa íntima envolve uma série de detalhes que devem ser direcionados pelo vendedor. Neste artigo, você verá como uma tabela de medidas de lingerie pode ser um ótimo apoio nesse processo.

Além disso, conhecerá as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres na escolha da peça correta e verá que ter esse tipo de conhecimento é uma boa maneira de criar proximidade com seu público-alvo e atendê-lo com qualidade. Confira!

Descobrindo a utilidade da tabela de medidas de lingerie

O universo da moda íntima feminina está em constante crescimento. O mix de produtos, além de sutiãs e calcinhas, inclui muitos outros itens, como short dolls, baby dolls, camisolas, robes etc. Por isso, uma das maiores oportunidades nesse setor é atender nichos de mercado, como a moda plus size e as peças desenvolvidas para gestantes. Ou seja, a venda de produtos segmentados ganha força no país a cada ano.

Para atender às novas demandas, os fabricantes perceberam que, além de desenvolver produtos específicos para cada público, era necessário adotar padrões precisos para o tamanho das peças. Assim, as tabelas de medidas foram criadas com esse propósito: servir como referência para a produção das lingeries, garantindo que sejam obedecidos critérios rígidos de qualidade.

Além disso, as tabelas podem ser muito úteis para lojistas, revendedores e clientes. Mas como? Na sequência desse texto, você entenderá melhor como elas podem te ajudar.

Conhecendo e comparando as medidas do corpo

A maioria das mulheres não tiram as medidas do próprio corpo e, frequentemente, utilizam lingeries com o tamanho errado. O resultado é a sensação de desconforto, que atrapalha muito em todas as tarefas do dia a dia. Porém a utilização de tabelas com as características de cada item e as medidas exatas das peças pode eliminar esse problema.

Basta utilizar uma fita métrica e anotar as medidas de cada parte do corpo. Assim, será possível comparar os valores informados nas tabelas de medida de cada fabricante. Os principais pontos a serem considerados na hora de fazer a medição devem ser: tórax (abaixo do busto), busto, cintura e quadril. Com esses dados em mãos, será muito mais fácil indicar o tamanho ideal para suas clientes.

Entendendo porque cada mulher merece uma lingerie especial

Reconhecer e atender com precisão os desejos dos consumidores é um ponto fundamental para alavancar as vendas de qualquer negócio. Ter um bom resultado dependerá justamente de sua capacidade de oferecer variedade e versatilidade, adaptando-se rapidamente às últimas tendências de moda íntima e necessidades e desejos das suas consumidoras.

Todos sabemos que existe uma série de tipos físicos com características distintas, certo? Mas, dependendo das particularidades de cada mulher, há roupas íntimas que se adaptam melhor e proporcionam mais conforto e beleza. Então, escolher o modelo adequado para cada biotipo também contribui para valorizar o corpo feminino, destacando os pontos certos.

Uma peça bem escolhida pode, por exemplo, esconder a barriga ou acentuar as curvas. Sabendo disso, as mulheres tendem a priorizar determinadas marcas ou lojas. Além da cor e do modelo, há outros dois critérios importantes adotados por elas para decidir onde comprar: a variedade de opções que cada marca oferece e o suporte adequado para ajudar na escolha do produto ideal.

Tipos de corpo feminino

Investir em um atendimento personalizado é uma das melhores estratégias para aumentar as vendas de roupas íntimas. Uma equipe de vendas preparada é aquela que se antecipa às demandas das clientes. Por isso, veja os tipos de corpo feminino e os modelos de lingerie mais adequados para cada um deles.

Corpo Ampulheta: nessa estrutura, os ombros e quadris são largos e proporcionais. A cintura é bem-marcada. Mulheres com esse tipo de corpo também devem evitar calcinhas com laterais finas e optar por aquelas com cós na altura do quadril. Quanto aos sutiãs, é interessante que sejam modelos mais delicados e, de preferência, sem bojo. Devem ser de cor lisa ou com estampas de desenhos pequenos.

Corpo Retangular:  tem poucas curvas. Ombros, cintura e quadril têm a mesma largura. Mulheres com este biotipo devem investir em sutiãs com fundo preto e estampas claras. As calcinhas mais indicadas são as que possuem detalhes nas laterais, como rendas.

Corpo Oval: é um tipo de corpo arredondado. Geralmente, os seios são grandes e a barriga é mais volumosa. Esse tipo físico é  beneficiado por lingeries que tenham detalhes verticais, tanto na calcinha, quanto no sutiã.

Corpo Pera: o formato deste biótipo se assemelha ao da fruta, com quadris mais largos que os ombros. Mulheres com essa estrutura de corpo devem apostar em calcinhas com estampas lisas e alças largas. Sutiãs com enchimento push UP no bojo são uma boa opção.

Escolhendo a roupa certa (conforto é prioridade!)

Com a percepção correta do tipo de corpo da cliente, a tabela de medidas se torna uma ferramenta estratégica para a equipe de vendas.

Mas, além da estética, é muito importante que a roupa íntima não aperte o corpo. Dessa forma, é possível evitar marcas da roupa e até mesmo ferimentos na pele. Por outro lado, roupa muito larga também incomoda.

Por isso, uma alternativa interessante para as mulheres é avaliar as lingeries compradas anteriormente, identificar os tipos de peças que têm um caimento melhor e perceber quais características geralmente lhes causam desconforto.

Geralmente, o segredo está em uma parte específica da peça. Mulheres com muito busto devem dar preferência aos sutiãs com base reforçada e barbatanas nas laterais, pois proporcionam maior sustentação. Quem tem aquelas “gordurinhas nas costas” deve optar por peças com laterais largas. Mulheres com curvas menos acentuadas podem usar modelos com detalhes que as valorizem.

Essas dicas proporcionarão uma melhor visualização da singularidade e peculiaridades de cada mulher e, consequentemente, um atendimento de alto nível. Como as modelagens de roupa íntima variam de uma marca para outra, ter em mãos uma tabela de medidas é um auxílio estratégico. O resultado será o aumento da satisfação de suas clientes.

Agora você já sabe como uma tabela de medidas de lingerie pode te ajudar. Então, que tal curtir a nossa página no Facebook e nos seguir nas redes sociais? Assim, você receberá em primeira mão outras dicas valiosas para organizar melhor seu trabalho e conseguir ótimos resultados com a venda de roupas íntimas.