Ter alguns cuidados com roupa íntima é essencial para que elas durem mais tempo. Mas não é só para a lingerie durar mais. Os cuidados com roupa íntima, são necessários principalmente para manter a saúde e o bem-estar da região íntima. Isso porque a lingerie fica em contato direto com partes sensíveis do nosso corpo e que estão vulneráveis a infecções.

Por exemplo, peças mal higienizadas podem causar o acúmulo de fungos e bactérias nos tecidos, causando prejuízos para a saúde feminina. Por isso, cuidados ao lavar, secar e passar são fundamentais para a maior durabilidade e higiene da peça. Esses cuidados, devem ser realizados todos os dias.

Mas, caso você queria ir mais a fundo, ocasionalmente é recomendado também esterilizar as roupas íntimas, principalmente as calcinhas usadas no dia a dia. Confira aqui, como esterilizar roupas íntimas.

Preparamos este artigo para você conhecer alguns cuidados com roupa íntima que devemos ter no dia a dia. Boa leitura!

1. Faça uma boa lavagem

É importante que a roupa íntima seja lavada separadamente das outras peças. Também é melhor que as femininas não sejam lavadas com as masculinas, para evitar qualquer tipo de contaminação.

O ideal é usar sabonete líquido e com pH neutro (observe essa informação na etiqueta). Depois de lavar, tenha o cuidado de enxaguar bem as peças para que elas não fiquem com nenhum resíduo de sabão. Então, evite alvejantes e amaciantes com perfume, pois essas substâncias podem estragar as fibras do tecido e causar alergia com o uso prolongado.

A lavagem deve ser manual, principalmente para peças com renda, arcos, bojos, pingentes e outros detalhes mais delicados. Porém, para as calcinhas básicas, em tecidos lisos, pode ser feita a lavagem na máquina. Desde que, seja no ciclo de roupas delicadas e com os produtos corretos. Nesse caso, é necessário usar saquinhos para roupas delicadas que permitem que as calcinhas lisas sejam lavadas separadamente, garantindo maior durabilidade, caso você precise lavá-las na máquina.

Embora não seja o ideal, as roupas íntimas até podem ser lavadas durante o banho, de vez em quando. Afinal, a água quente ajuda a eliminar micro-organismos. Porém, é importante enxaguar muito bem a peça, e não deixá-la pendurada no banheiro para secar. Mas, essa forma de lavagem deve ser ocasionalmente, pois é recomendável que ela também passe pelo processo de lavagem tradicional.

2. Tenha atenção com a secagem

Aqui vale uma dica bem importante: lembre-se de nunca deixar a roupa íntima secar no box do banheiro. Esse local é muito úmido, por isso, bactérias e fungos podem se proliferar rapidamente e deixar a peça imprópria para o uso. Desse modo, quem usar essa roupa íntima, poderá ter alergias e irritações, prejudicando a saúde íntima.

Então, o correto é pendurar a roupa íntima em um local arejado, e na sombra – nunca na luz solar, pois o sol danifica o elastano dos elásticos e tecidos. Também é importante que a secagem seja feita em ambientes longe do excesso de poeira. Caso tenha alguma dúvida, confira a etiqueta da peça, para ver a forma de secagem indicada.

Para os sutiãs, tenha o cuidado ainda, de não deixar os bojos amassados enquanto a peça está secando. Outro ponto importante é passar o forrinho das calcinhas com ferro quente, logo após a secagem. A alta temperatura ajuda a eliminar bactérias que, por algum motivo, sobreviveram à lavagem.

3. Armazene as peças corretamente

Guarde suas roupas íntimas em uma gaveta separada, longe de meias e roupas comuns – inclusive das roupas de banho. Sutiãs e calcinhas devem ser guardados em locais arejados, de preferências em sacos de TNT, que asseguram uma boa ventilação.

Para armazenar os sutiãs, uma opção pode ser de adquirir estojos para sutiãs, que permitem que as peças sejam guardadas sem amassar. Eles também são úteis em viagens, pois ajudam a guardar as peças com cuidado na mala. Mas, caso você não tenha esses estojos, os sutiãs com bojo podem ser guardados acomodando os bojos um encaixado no outro. Assim, eles também não irão amassar.

Na gaveta das lingeries, não deixe sabonetes e perfumadores, pois esses produtos também podem causar alergias. Além do armazenamento das roupas íntimas limpas, lembre-se de cuidar das roupas sujas – que ficam no cesto de roupas sujas. As lingeries precisam ter os mesmos cuidados nesse caso.

Saber a forma correta de lavar, secar e armazenar a lingerie são simples cuidados com roupa íntima que devemos ter no dia a dia. Além de preservar as peças bonitas por mais tempo, esse zelo ajuda a manter a saúde, pois evita a proliferação de fungos e bactérias.

Se você revende lingeries, confira esse post com dicas para cuidar e armazenar as lingeries na loja. Assim, você também deixará seu estoque de lingeries lindo e organizado.