Nesse artigo, você vai conhecer as datas especiais do varejo. E também, encontrar a melhor forma de aproveitá-las em sua loja, que é um passo fundamental para atrair mais clientes. Assim, você pode reforçar sua credibilidade e aumentar seus lucros!

Em um mercado tão acirrado como o atual, é essencial preparar-se para se destacar dos concorrentes e ver o seu negócio crescer. No entanto, para que tudo dê certo é importante entender como cada data pode ser trabalhada.

Assim, você poderá se planejar de forma minuciosa para evitar imprevistos que podem deixar os clientes decepcionados — causando justamente o efeito oposto ao que se espera de uma promoção.

Quer saber quais datas são essas e o que você deve fazer para aproveitá-las na sua loja? Confira o nosso artigo de hoje!

Veja em quais datas especiais do varejo você deve investir

Basicamente, existem dois tipos de datas que têm bastante impacto no comércio: as comemorativas — como Natal e Dia das Mães — e as datas diferenciadas do varejo — como Dia do Cliente e a famosa Black Friday.

Saiba mais!

Datas comemorativas

Natal

O Natal é a principal data do varejo e representa a maior movimentação econômica do ano para os comerciantes — por isso, ele requer uma atenção ainda mais especial.

Além de toda a simbologia da data e da tradição que ela propõe de trocar presentes. O Natal tem mais um diferencial, a data vem logo depois do pagamento do 13° salário. Desse modo, essa renda extra é aproveitada por muitas pessoas para adquirir algo que estão esperando o ano todo.

Dia das Mães

Considerada a segunda melhor data do comércio, o Dia das mães também deve ser analisado com cuidado. Afinal, independentemente do cenário econômico, todo mundo quer oferecer, no mínimo, uma lembrança à mãe.

Dia dos Namorados

A data que celebra o amor também não pode ficar de fora do seu calendário! O momento é excelente para a venda de lingeries, roupas, perfumes e joias — esses estão entre os produtos preferidos dos casais.

Dia dos Pais

Outra data muito significativa para aproveitar em sua loja é o Dia dos Pais. Esse dia costuma movimentar bastante os segmentos de eletrônicos, roupas e bebidas. Aproveite!

Dia das Crianças

Assim como o Dia das Mães, o Dia das Crianças também não é tão afetado pelo cenário econômico quanto as demais datas. A verdade é que todo mundo quer presentear os pequenos, mesmo que seja com algo mais em conta. Roupas e brinquedos aquecem o mercado nesse período do ano.

Se você revende lingeries, ofereça à suas clientes a opção de presentar as mocinhas com o primeiro sutiã!

Datas especiais do varejo

Além das datas comemorativas tradicionais do nosso calendário, também existem algumas ocasiões especiais do varejo. As quais podem ser aproveitadas em sua loja para realizar promoções a atrair clientes. Acompanhe!

Black Friday

De acordo com dados divulgados pelo Google, a movimentação do comércio no dia da Black Friday chega a ser 15 vezes maior que nos demais dias do ano. Principalmente quando se trata do cenário de e-commerce.

Além disso, a pesquisa ainda revela que, entre janeiro e julho de 2017, o volume de busca do termo Black Friday cresceu 46% em comparação a 2016. Mostrando assim, como as pessoas estão cada vez mais interessadas na ação.

Portanto, aposte nesta ação, realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Esse é, sem dúvidas, um momento que você precisa aproveitar para aumentar o faturamento de sua loja. Pense como uma oportunidade de atrair novos clientes e fidelizar os antigos!

Dia do Cliente

Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para preparar algo especial para o seu público. Uma vez que a data já é, em si, uma homenagem àqueles que são essenciais para que qualquer loja possa se manter no mercado.

Dia do Frete Grátis

O dia do Frete Grátis já traz no nome a promoção que deve ser feita para agradar aos clientes: não cobrar o transporte do produto. Isso costuma aumentar inclusive o ticket médio de alguns clientes — que aproveitam para usar o valor do desconto para adquirir outros produtos.

Planeje com cuidado as ações nas datas especiais

Para que uma ação tenha sucesso, não basta organizar uma campanha e investir pesado em marketing. É necessário planejar de forma cuidadosa tudo o que será feito para que uma promoção não se torne um fiasco.

Analise os dados

Se você não acabou de entrar no mercado, certamente já realizou alguma promoção em sua loja, não é mesmo? Agora, experimente aproveitar as informações obtidas para auxiliar no planejamento das novas campanhas.

Veja quais produtos tiveram mais saída, qual foi o ticket médio dos clientes e que tipo de oferta — cupom, desconto — teve melhores resultados para definir suas novas estratégias com mais precisão.

Faça a gestão do estoque

De nada adianta investir em marketing e fazer uma excelente divulgação da promoção. Se, na hora das vendas, você não tiver um estoque bem administrado para atender ao público. Produtos que acabam antes da promoção decepcionam o cliente e criam uma imagem negativa da loja. Portanto, não cometa esse erro!

Defina cada passo da campanha

Desde a hora de analisar o perfil de seu cliente até a hora de recebê-lo em sua loja, cada passo deve ser definido. Pense nos descontos que serão oferecidos e avalie o estado do estoque. Além disso, defina como será a divulgação da campanha, e qual será o seu orçamento de marketing.

Estas são algumas das medidas a tomar para que sua promoção seja um sucesso de vendas!

Invista em promoções

Possibilidades de promoções para realizar em sua loja não faltam, não é mesmo? Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ter criatividade para sair na frente dos concorrentes e conquistar o público-alvo.

Por falar nisso, nós já demos algumas dicas de promoções bem diferentes aqui no blog — confira para ter novas ideias! Além disso, cupons, frete grátis e desconto progressivos estão entre as opções mais usadas para realizar promoções.

Ofereça bons preços

Para realizar uma boa promoção é essencial cuidar com os preços para que você possa faturar mesmo com a oferta de descontos. Nunca pense em subir os preços antes da promoção para depois diminuí-los durante a ação!

Os clientes estão cada vez mais atentos no acompanhamento de seu negócio e agir dessa maneira pode destruir completamente a reputação de sua loja.

Viu como aproveitar as datas especiais em sua loja pode ser uma ótima estratégia para atrair o público, vender mais e fidelizar a clientela?

Agora que você já sabe quais as melhores ocasiões do ano para realizar ações diferenciadas e como organizar cada promoção, que tal ficar por dentro de dicas sobre como gerir sua loja e ter um negócio de sucesso?

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do blog Fidelitá em primeira mão, diretamente em seu e-mail!