Quando você está tentando iniciar uma loja, ou até se tornar uma revendedora, por exemplo, existem alguns desafios. Dentre eles, ficam dúvidas sobre como precificar produtos para revenda.

Definir preços de forma errada, deixando de levar todos os fatores em consideração, pode trazer alguns problemas. Tais como a diminuição da clientela, o que acarreta prejuízos ao negócio. Sendo assim, saber como precificar produtos do seu comércio é indispensável para alcançar bons resultados.

Neste post, vamos mostrar três dicas que você pode seguir para conseguir realizar uma precificação adequada dos produtos. Boa leitura!

1. Conheça e calcule os custos

Essa primeira dica é fundamental para conseguir ter uma base de quanto custou cada produto na loja. E assim, começar a ter um rumo de qual preço definir. Inclusive, sem ser injusto com o cliente ou com você, trazendo prejuízos caso um preço muito baixo seja definido.

Para conhecer todos os custos do seu negócio, você precisa ter um controle do seu fluxo de caixa. Confira aqui dicas sobre finanças para planejar e cuidar dos seus custos.

2. Estude o mercado

Estudar o mercado também é um passo muito importante para não ficar muito fora dos preços já praticados de produtos semelhantes. Para então, conseguir definir o preço que você cobrará.

Porém vale ressaltar que cobrar um preço muito mais barato nos seus produtos com intenção de atrair mais clientes nem sempre é a melhor opção. Pois, é necessário valorizar seu produto, e cobrar o preço justo por ele. Preço baixo não garante sucesso comercial. O que garante seu sucesso a longo prazo, é um produto de qualidade aliado ao ótimo atendimento!

3. Analise a margem de lucro

Tendo o cálculo dos custos em mãos, agora é preciso definir a margem de lucro que você terá sobre cada item a ser comercializado. Isso vai de comércio para comércio, de acordo com a localidade e a zona.

Suponhamos que você aplique 20% de lucro sobre cada item. É preciso alinhar o preço final com base nesse índice e em todo o estudo já feito (custos e média de mercado).

Mas, lembre-se de que você precisa cobrir todas as despesas com a receita gerada das vendas, o que pode ser feito de duas maneiras:

  1. A primeira delas é a diluição dos custos fixos vindo dos produtos. Assim, é possível atribuir a cada produto sua determinada porcentagem de contribuição. Isso possibilita o cálculo da quantidade de itens que precisa ser vendida para cobrir os gastos fixos.
  2. A segunda forma é estimando um preço final que vai resultar numa certa margem de contribuição. Retirando o valor de todas as despesas do negócio, o resultado é o lucro líquido do comércio.

Conseguindo precificar os produtos de forma coerente com todas as circunstâncias, é possível chegar a um preço final que gere bons resultados. Ou seja, que consiga suprir as necessidades do seu comércio e ainda gere bons lucros. Desse modo, você consegue um resultado totalmente favorável, sem dores de cabeça e sem ficar no vermelho no final do mês.

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