Existem muitos revendedores com excelente talento para vendas. No entanto, nem todos têm a mesma habilidade quando se trata de organização financeira.

O problema é que muitos focam apenas na parte comercial do negócio, mas se esquecem de que é preciso saber gerir bem as finanças das suas vendas. Afinal, apenas assim será possível garantir maior capital de giro para continuar reinvestindo e gerar mais lucro.

Se esse também for o seu caso, colocar em prática algumas dicas simples ajudará bastante na otimização e no controle do dinheiro que entra e sai do seu caixa. Quer saber como? Então, continue a leitura deste post, pois listaremos dicas que farão diferença na vida financeira de quem trabalha com revenda de produtos.

Separe gastos pessoais do profissional

Esse é o primeiro ponto que precisamos destacar, pois um dos grandes erros de quem trabalha com revenda é acabar misturando seus gastos pessoais com aqueles relacionados ao seu negócio.

É claro que você quer e precisa ter lucro para usufruir do seu trabalho, mas o problema é não ter controle do quanto utiliza para isso. Além do mais, é necessário aprender a conduzir as suas vendas de maneira profissional se quiser crescer.

O ideal é estipular um pró-labore (remuneração) para você, de maneira tal a não afetar seu caixa e, principalmente, ter contas bancárias separadas. Dessa forma, você poderá acompanhar toda a movimentação de entrada e de saída por meio de extratos, por exemplo. Assim, evita-se gastar dinheiro do seu bolso para pagar contas da sua empresa e vice-versa.

Crie um fundo de emergência

Ter uma reserva financeira é essencial, pois nem sempre a entrada de recursos será suficiente para pagar as despesas do dia a dia, ou mesmo resolver alguns imprevistos. Tais como inadimplências, problemas pessoais, despesas sazonais, entre outros.

Poder contar com dinheiro a mais em momentos de sufoco evitará muito trabalho e dor de cabeça. Nessa hora, seu fundo de emergência será sua tábua de salvação. Pois precisar recorrer a empréstimo ou cheque especial, com altas taxas de juros, pode levar qualquer empreendimento à falência ou impedir seu crescimento.

O fundo de reserva não deve ser visto como um rendimento, por isso ele precisa ser aplicado em operações que não ofereçam riscos, de forma que possa ser resgatado quando a necessidade surgir. A caderneta de poupança, por exemplo, é uma boa alternativa — embora não renda muito, é uma aplicação segura.

Crie um processo para suas cobranças

É preciso muito tato na hora de cobrar clientes inadimplentes. Expô-los a situações constrangedoras ou vexatórias pode custar muito caro, pois, além de você correr o risco de não receber e perder o cliente, ainda poderá ser processado.

Defina um sistema de cobrança eficiente, de modo que não prejudique a relação com o seu cliente. Muitas vezes, uma cobrança feita de forma cordial e educada poderá gerar muito mais efeito do que carta de cobrança, e-mails ou mensagens em tons ameaçadores ou ríspidos.

Trabalhar com revendas é um excelente negócio, mas é necessário tomar cuidado para não levar prejuízo. Tenha sempre o controle de quem está devendo e saiba como cobrar sem ser chato e invasivo. Dessa maneira, fidelizar clientes será muito mais fácil.

Aqui vale uma dica prática: mantenha um cadastro dos seus clientes com histórico dos pagamentos e compras anteriores. Isso pode ajudar, nas próximas vendas, para fazer condições especiais à esses clientes.

Use a tecnologia a seu favor

Hoje, com a tecnologia em pleno auge, ninguém precisa mais ficar fazendo anotações em caderninhos ou planilhas. Existem muitas ferramentas gratuitas e pagas que podem auxiliar você na sua organização financeira.

Elas poderão ajudar a entender seu fluxo de caixa, o andamento das vendas, o controle de gastos, entre outras funções importantes e necessárias para profissionalizar o seu negócio.

Alguns exemplos de ferramentas de gestão financeira são:

  • Qipu;
  • Guia Bolso;
  • Organizze;
  • Meu negócio em dia;
  • Zero Paper.

Como vimos, fazer a organização financeira de um negócio não é tão complicado assim. Basta estar atento às nossas principais dicas, contar com uma boa ferramenta de gestão e saber investir em produtos com vendas mais fáceis de gerenciar. Se você seguir esses passos, com certeza seu negócio de revenda só tende a crescer!

Gostou das dicas e quer receber mais novidades interessantes para o seu negócio de revendas? Então, assine nossa newsletter agora mesmo!