Todo corpo é bonito e tem aspectos que podem ser enaltecidos de modo que a mulher se sinta incrível com tudo o que vestir. A lingerie funciona do mesmo jeito e é perceptível que algumas peças ficam melhores do que outras. Mas será que tem algum segredo? Como escolher a lingerie certa e que combine muito bem com meu corpo e meu biotipo?

Afinal, a verdade é que com tantos modelos surgindo diariamente, acabamos nos sentindo perdidas ao fazer a escolha daquele que veste melhor. Então, o segredo para acertar na lingerie é conhecer bem o próprio corpo, sabendo qual o formato e o que pode ser evidenciado nele. Com isso, além de se sentir mais bonita e segura, você fica à vontade com o que está vestindo.

Quer descobrir qual a lingerie ideal para o seu corpo? Continue a leitura!

Como escolher a lingerie certa

A lingerie certa é aquela que enaltece o que você mais gosta em si mesma. Considerando que existem vários tipos de corpo, você precisará primeiro entender qual é o seu tipo. Apresentamos os mais comuns para que seja possível você se reconhecer nas especificações e apostar naquilo que pode realçar o que tem de mais bonito.

Mas, como saber qual tipo de corpo é o seu? Em primeiro lugar, pegue a fita métrica e veja quais são as medidas dos seios, abaixo do busto, da cintura, do quadril e da circunferência dos ombros. Em segundo lugar, anote as medidas e compare com as descrições a seguir.

Corpo ampulheta

O corpo ampulheta é aquele que tem a região dos ombros e a do quadril quase do mesmo tamanho. Esse é o típico “corpão violão”, pois a cintura é fina.

Nesse caso, é válido usar e abusar de peças com estampas, lingeries lisas e das calcinhas com o cós mais baixo (que fique na região do quadril). Porém, se não quiser chamar atenção para as suas curvas – afinal, elas se destacam naturalmente –, o ideal é não utilizar babados e alças grossas com muitos detalhes.

Para os sutiãs, modelos sem enchimento e mais lisos, são o tipo que mais favorece as curvas do corpo. E novamente, procure evitar sutiãs com muitos detalhes de babados e enchimentos muito volumosos. Já os sutiãs que contêm detalhes no centro, como pingentes ou laços, chamam atenção positivamente sem “aumentar” nenhum volume que não deveria ser aumentado. Da mesma forma, as cores monocromáticas disfarçam volumes extras.

Outra dica é preferir desenhos de estampas pequenas, tanto na calcinha quanto no sutiã. Por isso, lingeries com estampas mais delicadas, vão trazer mais suavidade.

Corpo oval

O corpo oval tem como característica a região da cintura e dos seios serem maiores do que os ombros e os quadris. Para as lingeries do corpo oval, aposte nas calcinhas de cintura alta e nos sutiãs com boa sustentação.

As calcinhas com o cós alto escondem a barriguinha e afinam a cintura, além de alongar a silhueta. Além disso, para esse tipo de corpo, use bodys e corsets. Pois, eles ajudam a modelar as curvas, especialmente aqueles mais cavados e feitos de elastano. Prefira desenhos e estampas sempre na vertical.

Corpo retangular

Esse tipo de corpo se caracteriza por ter ombros, cintura e quadril quase do mesmo tamanho, formando quase que uma linha reta. Assim como no caso do corpo oval, tudo o que ajudar a deixar a cintura mais marcada e a silhueta com mais curvas, é ideal.

Por isso, lingeries com babados e detalhes em renda, são super indicadas, por acrescentarem volume da região dos seios e dos quadris. Confira as lingeries com renda da Fidelitá, para ter inspirações!

Nos sutiãs, prefira peças detalhes nas alças, além de abusar de cores, estampas, rendas e bordados. Opte também, pelos sutiãs com bojo e enchimento que vão realçar a circunferência do busto.

Já as calcinhas devem ser mais altas nas laterais e conter detalhes, como rendas ou babados, para dar mais volume.

Corpo pera

Esse tipo de corpo é aquele que possui o quadril maior do que os ombros e a cintura. Em geral, quem tem o corpo pera, tem os seios pequenos e as pernas grossas. Por isso, o objetivo aqui é diminuir as proporção do quadril e aumentar os seios.

Nos sutiãs, peças estampadas são melhores, já que esses detalhes levarão o foco para o colo, valorizando essa região. Se optar por sutiãs de renda, o truque é que elas tenham a mesma tonalidade da roupa e que a aplicação de renda esteja concentrada principalmente no bojo. Outro diferencial para aumentar o volume dos seios, é optar pelos sutiãs com enchimento.

Já para as calcinhas, prefira as calcinhas lisas e com detalhes mais discretos. Se quiser estampadas, o tom do fundo deve ser um pouco mais escuro do que os desenhos (que também não devem ser muito claros). Outra técnica é escolher as calcinhas com laterais mais largas.

Corpo triângulo invertido

O corpo triângulo invertido é caracterizado por seios fartos, ombros largos e quadril pequeno. Nesse caso, o objetivo é dar volume para a parte inferior do corpo e disfarçar o volume na parte de cima.

Quem tem esse tipo de corpo pode usar sutiãs mais discretos, já que os seios chamam a atenção por si só. Você pode apostar nos sutiãs sem aro se quiser ainda mais conforto. Procure usar modelos de alças grossas que deem boa sustentação aos seios. Nesse caso, quanto mais funcional, melhor!

Para o dia a dia, os sutiãs que oferecem boa sustentação e segurança, são os mais indicados. Confira aqui como escolher o sutiã de sustentação ideal!

Já as calcinhas devem conter muitos detalhes, pois o objetivo é levar a atenção para a parte de baixo. Por isso, as cores das rendas podem (e devem) contrastar com as tonalidades do tecido. As laterais mais finas também são permitidas e incentivadas, além de detalhes nas laterais que ressaltem a região. Laços e babados estão totalmente liberados nas calcinhas para quem tem o corpo triângulo invertido.

Adquirindo a lingerie certa

Como visto, adquirir a lingerie certa para cada tipo de corpo não é uma tarefa muito complicada, podendo ser feita com facilidade se essas dicas forem seguidas. Porém, é claro que esses truques e técnicas não devem ser levados ao radicalismo e você não precisa sair jogando fora aquelas peças que não são ideais para o seu tipo de corpo. Com calma e paciência, você conseguirá adequar os seus gostos a essas peças. Então, mãos à obra que, depois dessa leitura, temos certeza de que você vai arrasar nas próximas compras!

E então, o que você achou das nossas dicas e truques sobre a lingerie certa para cada modelo de corpo? Se gostou, curta a nossa página no Facebook e no Instagram e receba os melhores conteúdos sobre o universo das peças íntimas. Além de dicas de como valorizar seu corpo e dos modelos certos de lingerie para cada tipo de roupa e ocasião!