Elevar o nome da sua marca, é algo que os empreendedores devem procurar fazer sempre. E para quem tem loja, pensar em expandir sua loja – seja aumentando a atual, ou criando novas unidades – pode ser desafiador!

Mas é muito importante ter cautela nesse momento. Pois, apostar na expansão de um negócio sem planejamento pode colocar todos os anos do seu trabalho em risco.

Hoje, nós separamos 5 coisas para você avaliar antes de expandir sua loja de lingeries. Se interessou? Então continue lendo este post!

1. Sua primeira loja já está consolidada no mercado?

É natural que as pessoas associem expansão a crescimento e acabem acreditando que seu sucesso depende de quantas lojas elas têm por aí. Mas não é bem assim que acontece na prática! Para investir em mais espaços é essencial analisar se seu primeiro empreendimento já está consolidado. Caso contrário você vai se afogar em uma pilha de dívidas e desorganização.

Antes de partir para a expansão, você deve observar alguns pontos. Analise se sua loja tem um faturamento mensal que cobre todas as despesas — pessoais e profissionais. Assim, você primeiro irá avaliar a saúde financeira da sua loja, para poder se preparar para a expansão.

Analise também, se você tem conseguido fidelizar as clientes, mantendo um alto índice de satisfação. Observe se as propagandas feitas trazem resultado e se a rotina da loja está bem organizada.

É bem mais seguro dar outro passo adiante quando o anterior está bem firme. Por isso, faça uma boa avaliação e teste seu nível de satisfação com seu empreendimento ainda hoje!

2. Sua segunda loja terá a mesma qualidade que a primeira?

Outra coisa que você deve analisar é se há como manter o mesmo padrão da sua primeira loja no segundo endereço. Caso você esteja abrindo mão de qualidade e eficiência, é bom repensar o projeto.

Seu público está acostumado com o que você vem oferecendo, então mudanças negativas serão percebidas logo. E isso representa um grande risco, não só para a nova unidade mas também para a marca como um todo.

3. Você tem tempo suficiente para cuidar de outra loja?

Uma terceira questão importante que deve ser analisada antes de expandir sua marca é sobre quem cuidará da rotina da loja para você. Imagine que o trabalho dobrará e que o novo endereço precisará de mais atenção, já que está dando os primeiros passos. Caso você tenha se encarregado dessa tarefa, analise se realmente haverá tempo suficiente para fazer uma gestão de qualidade.

Ao contratar pessoas para trabalhar para você, certifique-se de elas têm as habilidades que você precisa. É mais recomendado que você procure por alguém de confiança para gerenciar a loja mais antiga. Enquanto você acompanha mais de perto o novo empreendimento.

4. Você se preparou para gastar mais dinheiro?

Pode ser que você se surpreenda com essa afirmação, já que o que se espera de uma expansão é poder lucrar mais. Porém, assim como na primeira loja o valor do investimento levou um tempo para aparecer, a segunda também não fará mágica.

Nesse meio tempo — e até mesmo depois disso — você terá despesas em dobro. Já que é preciso investir em mais qualidade e tecnologia para atender demandas mais altas. Muitas vezes é preciso procurar por softwares de gestão mais completos e atualizados. Investir em mais segurança — digital, patrimonial e física — e melhorar os processos para atender à nova demanda.

5. Você já tem um plano de contingência?

O plano de contingência é essencial para qualquer negócio e com sua nova loja não é diferente. Você precisa pensar em tudo o que pode dar errado nessa expansão e ter alternativas para resolver o problema, caso ele realmente apareça.

Adicione tópicos como: qual será a providência a ser tomada caso a loja não lucre o esperado? O que fazer se for necessário sair do imóvel, caso ele seja alugado? O que pode ser feito com o estoque se as coisas não caminharem como esperado?

Essas dicas não servem para causar insegurança na hora de expandir sua loja. Mas sim, garantir que quando a hora chegar você terá as melhores chances para que seu novo endereço seja um sucesso. Então, mãos à obra!

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