Para acertar na escolha de qualquer roupa, é preciso olhar além da beleza e avaliar o tecido do qual ela é feita. As matérias-primas, como os tecidos de lingeries, por exemplo, são uma escolha muito importante e que influencia (e muito!) na decisão de compra da cliente. Pois uma escolha inadequada pode botar tudo a perder, mesmo que o design da peça seja lindo.

Existem alguns materiais específicos que são usados na fabricação das peças íntimas. Conhecer cada um desses tecidos é importantíssimo para que nós, vendedoras, saibamos indicar para as nossas clientes as melhores opções de peças! E claro, de acordo com o gosto, o corpo e a necessidade de cada mulher.

Nos sutiãs, o principal desafio é fornecer a sustentação necessária para os diversos tamanhos e formatos de seios. O ideal é a utilização do percentual mínimo de 2% de elastano na base e nas laterais para garantir flexibilidade e conforto. Nos bojos, o uso maior ou menor do elastano está ligado ao tamanho dos seios: quanto maiores e pesados eles forem, mais sustentação é necessária e, portanto, menos ou até nenhum elastano.

Já as calcinhas precisam ser antialérgicas e dificultar a proliferação de bactérias em uma região tão delicada do corpo. Elas costumam ficar mais bonitas e confortáveis quando feitas com tecidos com elastano, especialmente na parte de trás. Na frente, tecidos como renda, tule e laise garantem a beleza do acabamento.

Se você, leitora, tem dificuldade em identificar os tecidos de lingeries ou não sabe exatamente as características de cada um deles, então, este texto vai ser a sua referência!

Ficou interessada no assunto? Continue na leitura!

Supermicrofibra: a tecnologia a serviço do corpo

Esse tecido é o que há de mais moderno quando falamos em confecção de lingeries. Ele é uma fibra sintética que combina o elastano com a poliamida, uma mistura que resulta em um tecido ótimo para peças íntimas.

A maioria das lingeries é confeccionada com supermicrofibra, uma fibra mais fina do que a microfibra tradicional. Essa espessura tão pequena resulta em um tecido muito leve, macio e confortável, durável, fácil de lavar, secar e passar — dispensa ferro. Além disso, tem uma boa respirabilidade, o que evita suor em excesso.

Outra vantagem da supermicrofibra é que esse tecido tem um ótimo custo benefício. Ou seja, as peças da sua loja sairão bem em conta. E vamos combinar: qual cliente não gosta de uma lingerie com bom preço?

A supermicrofibra pode ser usada em peças variadas, como calcinhas, sutiãs e pijamas. E também costuma ser combinada com outros tecidos, como renda e laise.

Cotton: a aposta no conforto

Esse é um tecido composto por mais de 90% de algodão com uma pequena dose de elastano. O que faz com que ele se adeque mais facilmente ao corpo. Muito confortável, também costuma ser usado em peças variadas, como calcinhas, sutiãs e cuecas.

O cotton é bem leve, fresco e altamente absorvente. Já que a porcentagem de tecido sintético em sua composição é baixa, o cotton é superindicado para a confecção de lingeries. Pois os tecidos naturais permitem que a pele respire melhor e não retenha suor ou calor. Logo, eles não favorecem a propagação de fungos e bactérias.

Ao contrário do algodão, os tecidos sintéticos “secos” (ou seja, feitos com poliéster) não são tão recomendados para o dia a dia. Mas nós podemos, sim, usar lingeries de tecido sintético (a dica é investir nos que utilizem poliamida).

O ideal é intercalar as calcinhas sintéticas com as de algodão. Ou, então, usar peças íntimas fabricadas com material sintético, mas que tenham o fundo feito com a fibra natural. Também é recomendável que toda mulher durma usando calcinhas de cotton, para que o corpo possa respirar.

Esse tipo de tecido, que é bastante confortável, costuma ser usado em peças variadas. Além das calcinhas, serve para cuecas e sutiãs. E, como existem diversos tipos de fios, uns mais finos e outros mais grossos, é possível usar o cotton para confeccionar modelos reforçados de peças íntimas.

Renda: o detalhe que faz a diferença

As lingeries de renda são as peças mais procuradas pela mulherada, uma vez que o bordado garante a qualquer lingerie um toque de sensualidade e feminilidade.

Com a grande vantagem de não desfiar quando apresentada com as bordas trabalhadas (os famosos bicos ou arremates que não deixam a peça desfiar) dos dois lados, a renda é muito utilizada para bojos e acabamentos de calcinhas, sutiãs e camisolas.

Normalmente, ela traz algum percentual de poliamida e elastano em sua composição, para conferir conforto e elasticidade. Existem vários padrões, tamanhos e larguras de rendas. E esses bordados trazem charme e beleza ao acabamento final das peças.

Tule: leveza e sensualidade

O tule é o tecido responsável por dar às peças aquela falsa impressão de transparência, e brincar com esse efeito é uma tendência que voltou com tudo no mercado das lingeries.

Produzido a partir da gaze ou da seda, o tule é um tecido bem fino, que, assim como a renda, deixa as peças mais bonitas. Pode ser utilizado em detalhes, como drapê ou franzido. Ou, ainda, na peça inteira, para garantir transparência e sensualidade.

Laise: um casamento entre beleza e sofisticação

Semelhante à renda, a laise também é aplicada em acabamentos, embelezando as lingeries. A única diferença entre a laise e a renda é que a primeira é um pouco menos fina.

Em alguns casos, a composição desse material já traz um pequeno percentual de elastano, para melhor vestibilidade e adaptação às curvas do corpo.

Seda: o tecido mais luxuoso

Esse é outro tecido que garante um charme enorme às peças íntimas. A seda, por si só, já esbanja luxo e elegância. Não é à toa que diversas clientes adoram esse tecido, principalmente quando buscam lingeries para ocasiões especiais.

A seda é um tecido natural, assim como o algodão, ou seja, ela também é recomendada para o uso contínuo ou noturno. A fibra da seda é considerada uma das mais resistentes, além de ser muito macia. Esse tecido permite que a pele respire, além de ser muito confortável.

Praticamente todas as peças femininas podem ser feitas de seda, mas as camisolas e os baby dolls fabricados com ela são o que há de mais feminino e sensual no mercado das lingeries.

 

Conhecer os tecidos de lingeries é essencial para toda vendedora, afinal, eles fazem, sim, toda diferença. Além de que, é bem comum que as clientes desconheçam essas informações sobre as matérias-primas usadas nas peças íntimas. Então, o trabalho de profissionais como você é ajudá-las na hora da escolha.

Gostou das dicas? Esse tipo de conteúdo é do seu interesse? Então, confira também o post em que mostramos quais são os tipos de sutiã que não podem faltar em sua loja!