Ser dono de uma loja não é uma tarefa nada simples. Os empreendedores precisam se preocupar com a experiência dos clientes com a marca. Além de garantir que a loja esteja sempre organizada e chame a atenção das pessoas. Por isso, a arquitetura da loja é um dos detalhes que mais carece de atenção dos lojistas.

A arquitetura da loja será um dos fatores mais importantes para que as pessoas entrem na loja e conheçam a marca. Poucos empreendedores sabem, mas a arquitetura comercial é o retrato das estratégias de marketing utilizadas pela loja. Tendo sempre como principal objetivo melhorar a experiência dos clientes e incentivá-los a comprar.

Quer entender melhor sobre a arquitetura de lojas, para otimizar a decoração da sua loja? Então continue a leitura e veja como ela pode influenciar nas vendas!

Como a arquitetura de lojas ajuda a minha marca?

Marketing da marca

Em primeiro lugar a arquitetura de uma loja precisa seguir com exatidão o que é apresentado nas estratégias de marketing da marca. Um ótimo exemplo disso são as famosas redes de fast-food americanas: todos os estabelecimentos seguem exatamente o que é mostrado nas propagandas.

Considerando esses grandes exemplos, é fundamental que os lojistas montem toda a identidade visual e estrutura interna da loja de acordo com o marketing planejado. Isso faz com que os clientes sempre se lembrem da marca. Aumentando assim, o interesse deles por visitar o estabelecimento, o que pode resultar em vendas.

Movimento da loja

Quanto melhor estruturada for a loja, e quanto mais atrativa visualmente, maior será o interesse das pessoas. A arquitetura da loja está diretamente relacionada ao movimento. Todas as pessoas gostam de entrar em uma loja em que todos os produtos estão visíveis, organizados e podem ser facilmente alcançados, correto?

Logo, é essencial que os lojistas organizem o estabelecimento e saibam posicionar todos os itens. Tanto na entrada e nas vitrines, quanto internamente, na loja. Utilizando inclusive, as práticas de posicionamento entre as zonas quente e fria da loja. Isso influenciará consideravelmente o fluxo de clientes.

Experiência do cliente

Além de aumentar o movimento da loja, a arquitetura comercial tem como principal objetivo melhorar a experiência do cliente com a marca. Portanto, é importante organizar devidamente todas as vitrines e, principalmente, o layout interno. Assim, o lojista garante que o consumidor irá se sentir mais à vontade no local. Além de facilitar que seus clientes encontrem os itens desejados.

Tudo isso melhora a experiência dos clientes com a marca. Induzindo-os a comprarem novamente e indicarem a loja para amigos.

Como planejar a arquitetura de lojas?

Se o lojista quer obter bons resultados por meio da arquitetura da loja, precisará cuidar alguns detalhes. Assim, o estabelecimento manterá toda a identidade visual da marca e seguirá as estratégias de marketing.

Portanto, o mais indicado, é contratar um arquiteto. O qual o ajudará a identificar e visualizar quais modificações precisam ser feitas em sua loja. Um profissional pode garantir que a identidade da marca seja devidamente seguida na loja. Assim, o espaço interno será utilizado da melhor forma. Inclusive, toda a estrutura da loja será pensada de forma a influenciar os clientes a comprarem.

Agora que você já sabe como a arquitetura de lojas pode influenciar nas vendas, siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das melhores dicas para o seu negócio!