As calcinhas têm grande importância na manutenção da saúde íntima da mulher. Por ser a “roupa” que está em constante contato com uma região pouco arejada e úmida, a calcinha merece atenção. Se você se descuidar nesse quesito, pode criar o ambiente perfeito para que fungos e bactérias se proliferem. Por isso, é bem importante esterilizar roupas íntimas da forma certa, e evitar incomodações!

A boa notícia é que você pode tomar medidas simples no dia a dia. Neste post, vamos falar um pouco sobre como você pode esterilizar roupas íntimas em cinco passos simples de serem colocados em prática. Quer descobrir?

1. Dê preferência para a água quente

A grande maioria das mulheres costuma lavar suas calcinhas na hora do banho, e esse hábito pode ser mais adequado do que se pensa. A água quente do chuveiro ajuda a eliminar as bactérias que se aderem às tramas do tecido, algo que não é tão eficiente quando se usa a água em temperatura ambiente.

Apesar dessa grande vantagem, não é preciso se preocupar em lavar as calcinhas em água de temperaturas muito elevadas.

Aqui vale um ponto de atenção! Lavar em água quente, é bom sim. Mas, deixar sua calcinha secando no box do chuveiro, NÃO é recomendado. Na hora de secar, o ambiente precisa ser seco e bem arejado.

2. Use um sabão apropriado para calcinhas

Outro erro que não permite que as calcinhas sejam esterilizadas da maneira correta é usar qualquer tipo de sabão. Ou até mesmo, o sabonete corporal para fazer a lavagem. As micropartículas desse sabão podem ficar presas ao tecido, e elas são potencialmente irritantes para a pele.

Portanto, o ideal é usar um sabão apropriado para a lavagem de peças íntimas. Procure por um sabão neutro, como o de coco ou outras opções vegetais.

Além disso, existe uma regra que você deve ter em mente, independentemente do tipo de sabão utilizado. As calcinhas devem ser muito bem enxaguadas, com água corrente e abundante.

3. Não as coloque na máquina de lavar

A praticidade da máquina de lavar faz com que todas as peças sejam lavadas nela durante a semana, mas essa regra deve ser quebrada quando o assunto é esterilizar roupas íntimas. A máquina pode conter bactérias trazidas por outras peças e que permanecem lá por um bom tempo. Para garantir que sua calcinha não entrará em contato com esse perigo, o ideal é sempre lavá-la à mão.

E para as calcinhas rendadas, ou que possuem pingentes e outros aviamentos delicados, aí sim a regra é sempre lavar à mão. Pensando também, em não agredir os materiais da calcinha.

4. Passe suas calcinhas, somente no forro de algodão

Usar o ferro de passar roupa nas calcinhas é essencial após a secagem. Mas, SOMENTE naquele forrinho de algodão, que ficará em maior contato com a região íntima.

Essa prática, é uma garantia de que sua peça será guardada, bem sequinha. Isso porque, mesmo depois de tomar todos os cuidados que citamos acima, é possível que reste algum foco de sujeira que poderá causar danos à saúde.

5. Guarde as calcinhas em local separado

Depois de toda dedicação para manter suas peças íntimas esterilizadas, é preciso encontrar uma gaveta exclusiva para elas. Já que você pode perder todo o trabalho realizado ao misturar roupas do seu armário. Pense também em usar separadores em TNT para manter tudo mais organizado e livre de contaminação.

Viu só como é simples esterilizar roupas íntimas? Por fim, é importante dizer que, mesmo com esses cuidados, suas peças íntimas devem ser trocadas de tempos em tempos para preservar ainda mais sua saúde íntima.

E falando em calcinha, você já conhece as calcinhas da Fidelitá? Temos uma grande variedade dentro da moda íntima, com peças de qualidade para todos os gostos!

Gostou desse post? Então confira também os cuidados com roupa íntima no dia a dia.