Ter bons vendedores, que compartilham dos valores e objetivos da sua empresa, é essencial para alcançar o sucesso. Afinal, um bom atendimento aos clientes é o segredo para concretizar um negócio. E para isso, o treinamento de vendas é fundamental.

Para um empreendimento bem sucedido, investir na qualificação dos colaboradores é primordial para trazer mais resultado tanto financeiro quanto de reconhecimento da marca.

Com um bom treinamento para a equipe, é possível aumentar o faturamento e atrair mais clientes. Apesar de sabermos que montar um time de vendas realmente eficiente é uma tarefa complexa e que demanda tempo.

Então, quer potencializar seu negócio e expandir suas vendas? Confira algumas dicas de treinamento que podem ser ministradas por você ou com a ajuda de parceiros!

Alinhe os valores da empresa à equipe

Seu modo de trabalhar, muitas vezes, é um diferencial que atrai os clientes. Portanto, essa receita de sucesso precisa ser passada à equipe, pois a falta desse contato costumeiro pode espantar um consumidor já fidelizado.

É preciso então estabelecer quais são os valores da empresa e transpor essas informações para os seus vendedores desde o primeiro momento. Isso fará com que os colaboradores entendam a essência da loja, podendo realizar abordagens assertivas. E desse modo, não causar estranhamento aos clientes assíduos da marca.

Garanta que todos conheçam os produtos

Tão importante quanto as técnicas de vendas utilizadas, é o conhecimento de um vendedor acerca dos produtos comercializados. Aqui, estamos falando de um produto extremamente delicado que é a lingerie, e que precisa ser diferenciado de tantos outros, focando em sua qualidade e detalhes.

A verdade é que o segmento de roupas íntimas precisa que o time de vendas esteja preparado para responder a quaisquer questionamentos das clientes. Afinal, indicar o tamanho de um sutiã ou tipo de taça, por exemplo, não é algo simples. E, para não causar ansiedade ou a impressão errada ao cliente, apresentar a lingerie certa para cada cliente, é fundamental.

Pois, quando o consumidor tem dúvidas sobre um produto e o vendedor não sabe responder, ele imediatamente se questiona se aquele profissional é realmente o mais indicado para atendê-lo. E isso faz com que se crie uma desconfiança ao redor da marca.

Já uma pessoa que entende profundamente o que oferece consegue, certamente, irá vender mais por saber indicar os itens certos de acordo com a necessidade de cada consumidor.

Tenha materiais de apoio na loja

Por mais que você treine, apresente o negócio e os produtos, é difícil para sua equipe assimilar tudo de uma vez. Ainda mais com a chegada constante de novas peças, e novas tendências.

Por isso, para evitar problemas, é indicado manter um catálogo com os principais modelos, tipos de tecido e indicações — você mesma pode fazer o da sua loja. Assim, sempre que surgirem dúvidas, basta que o vendedor consulte as referências, sem precisar recorrer a um superior ou deixar o cliente esperando!

Faça treinamento de venda com fornecedores

Coleção ou produto novo chegou à loja? Que tal reunir todos os colaboradores para verem e, até mesmo, tocarem e vestirem as peças?

Uma ótima dica é conversar com seus fornecedores e pedir, se possível, para que eles enviem representantes para participar dessas reuniões com a equipe. Afinal, quem melhor para conversar com seus vendedores do que uma pessoa que convive diariamente com o produto, não é? Não hesite em pedir ajuda!

Outra dica, é entregar informações para seus vendedores lerem, e assim conhecerem melhor os produtos! Por exemplo, acompanhando os artigos aqui no Blog.

Ofereça cursos e workshops

Não precisa mandar toda a equipe em uma viagem e ter gastos a mais, quando é possível trazer os especialistas até eles, por um custo menor. Assim, realizar workshops, até mesmo na própria loja, é uma excelente alternativa.

Outra opção é buscar por cursos especializados no segmento de lingerie, negócios ou mesmo marketing pessoal online. O objetivo é diversificar o ensinamento com a finalidade de oferecer um atendimento melhor.

Sugira a técnica do espelhamento

A expressão corporal diz muito sobre um vendedor. O cliente é muito sensível e caso note qualquer sinal negativo, ou que o desagrade, será o bastante para ele buscar a concorrência. A ideia da técnica do espalhamento é copiar sutilmente gestos ou mesmo assimilar o estado de espírito do cliente, buscando a semelhança. E, com isso, ganhar sua confiança enquanto o atendimento acontece.

Aliado à técnica, os vendedores devem ser sempre simpáticos e gentis, mostrando pela postura e cordialidade que são excelentes profissionais. Além disso, é importante deixar claro que estão à disposição do cliente, mesmo que a intenção do momento seja “dar uma olhadinha”. Pois este ainda será um futuro cliente em potencial.

Aplique o dress code

Trabalhe a imagem de seus colaboradores desde o primeiro momento no treinamento de vendas. Os clientes não querem apenas um produto de qualidade, mas sim uma experiência única de compra. Para isso, os vendedores de sua loja devem estar impecáveis, bem arrumados e asseados.

É importante também criar um padrão para a imagem, o dress code, que deixe toda a identidade visual da marca mais coesa e coerente. Transparecendo os valores e diferenciais de sua loja.

Avalie a equipe desde cedo

Criar um critério de avaliação e anotar os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores é essencial no treinamento de vendas. Pois, somente com dados sólidos, você poderá observar o crescimento profissional de cada colaborador.

Por outro lado, apenas com um feedback sincero do atendimento e postura, os colaboradores poderão se desenvolver. E, cada vez mais, se alinharem às estratégias da loja. Esse processo será essencial tanto para a marca quanto para os vendedores, então, aposte nessa ideia!

Estabeleça metas e ofereça reconhecimento

Com um sistema de avaliação você pode corrigir rotas e a partir disso estabelecer metas. Com alvos para alcançar, a equipe fica constantemente motivada a atender bem e, consequentemente, vender mais.

Metas alcançadas? Reconhecimento é claro! Podem ser diversos tipos de prêmios. O que deve ficar claro é que você, como dono da marca ou superior, percebe o trabalho que cada funcionário exerce e o valoriza.

Bom, agora você sabe que o time de vendas é peça importante na vida de uma loja. E, por isso, o treinamento de vendas é um verdadeiro investimento! Afinal, com técnicas eficazes, é possível aumentar as vendas e melhorar bastante o faturamento de uma loja!

Manter-se informado é bom para sua equipe e para você. Por isso, siga a Fidelitá no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de nossas novidades!