A facilidade no pagamento das compras é um dos atrativos que os lojistas podem oferecer para seus clientes. Sendo, também, um diferencial de mercado se aliada a outras práticas, como bom atendimento. Porém, ao implementar a venda parcelada, algumas mudanças precisam ser realizadas.

Existem alguns desafios que os lojistas podem enfrentar com esse tipo de venda. E é justamente nesse ponto, que queremos te ajudar na expansão da sua loja. Por isso, reunimos todas as informações necessárias para você definir sua estratégia de pagamento das compras.

Continue a leitura do nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre a venda parcelada. Boa leitura!

Benefícios da venda parcelada

Desde 27 de Junho de 2017, está em funcionamento a Lei 13.455/2017. Ela determina que os comerciantes podem praticar valores diferenciados para os vários tipos de pagamento. No entanto, é preciso especificar de maneira visível para os clientes quais as condições dessas compras, deixando claros prazos e descontos.

Se bem utilizada, essa pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas à vista. Oferecendo descontos vantajosos para que as consumidoras priorizem essa forma de pagamento. Ao mesmo tempo, você também poderá oferecer o parcelamento e assim conseguirá agradar as clientes que preferem essa prática.

Veja abaixo outras vantagens da venda parcelada para seu negócio de revenda de lingeries.

Aumento nas vendas e na satisfação de clientes

Uma pesquisa do SPC Brasil — Serviço de Proteção ao Crédito — feita em 2016, mostra que quase 40% dos clientes preferem o parcelamento, mesmo para compras de baixo valor. Muitos deles, inclusive, dizem nem cogitar a possibilidade de compra em outra modalidade.

Os hábitos de consumo dos brasileiros demonstram que, quanto mais suaves as parcelas são para o bolso, mais produtos ele leva na compra. Essa prática aumenta o ticket médio e alavanca o volume das vendas.

Portanto, oferecer formas diferenciadas de pagamento, priorizando a facilidade da compra para as clientes, é uma ótima forma de satisfazer suas consumidoras e fidelizá-las à sua loja.

Maior praticidade

Atualmente, há uma infinidade de modelos de máquinas de cartão e algumas permitem a mobilidade. Ou seja, você pode levar consigo a maquininha de cartão para qualquer lugar, utilizando-a também quando fizer visitas às suas clientes.

Essa comodidade permite que sua loja seja mais flexível e ofereça serviços diferenciados. Além disso, quem anda com dinheiro na bolsa hoje em dia? Comprar e vender com cartão de crédito é muito mais prático.

Vendas mais seguras

O cartão de crédito evita o famoso calote nas compras parceladas, pois a financeira do cartão garante o pagamento íntegro dos valores. Em suma, a parcela é feita entre a cliente e a financeira do cartão dela. Já a sua loja recebe o valor à vista dentro do prazo contratado no serviço.

Presença online

É claro que você pode oferecer pagamento à vista nas compras pela Internet, mas umas das vantagens de comprar no e-commerce é a facilidade no pagamento com a venda parcelada. Então, para você investir na venda online de lingeries, pense em diversificar as opções para pagamento.

Desafios da venda parcelada

No caminho de todo empreendedor há adversidades, como as vendas sazonais e a precificação para revenda. Porém, o ideal não é olhar para questões como desvantagens, mas sim obstáculos que podem e devem ser contornados para atingir o seu objetivo principal: o sucesso do seu negócio.

Conheça agora os principais desafios de oferecer a venda parcelada para suas clientes.

Demora no recebimento dos valores

É verdade que a compensação do pagamento parcelado costuma demorar para os lojistas. Entretanto, esta não é uma verdade absoluta.

Além do pagamento à vista ser feito em alguns dias úteis, há empresas que oferecem vantagens para os comerciantes, como o recebimento rápido de qualquer valor, inclusive dos parcelamentos.

O ideal é buscar pelas fintechs — empresas de tecnologia, geralmente startups, que oferecem serviços financeiros — e optar pela oferta mais vantajosa para seu comércio.

Cobrança de taxas

Não há como escapar das taxas. Elas existem e são necessárias, pois você está contratando um serviço para sua empresa. Porém, pesquise antes de adquirir a máquina de cartão e escolha aquela que mais se enquadra no perfil da sua loja.

Há empresas que oferecem taxas baixíssimas, entre 1% e 2,5%, além de não cobrarem aluguel pelo equipamento.

Risco de fraudes

De Dezembro de 2017 até Novembro de 2018 quase 8 milhões de brasileiros sofreram com as fraudes. Essa estimativa é uma preocupação para os comerciantes, pois as financeiras estornam o valor da compra e as lojas ficam sem receber pelo produto vendido — que muitas vezes não é recuperado.

Porém, o ideal é se prevenir contra essa prática maliciosa. Sempre verifique a identidade da cliente juntamente com o nome no cartão de pagamento. Essa simples verificação já protege sua loja de inconvenientes.

Para entender se sua loja se beneficia da venda parcelada, tenha um controle financeiro e atenção às mudanças sofridas. Essa é a melhor forma de identificar se a oferta dessa facilidade realmente é importante para suas clientes.

Quer aumentar o ticket médio das vendas? Então, leia nosso artigo sobre a venda de lingerie básica em sua loja e aproveite essa estratégia!