Se você possui um negócio no ramo da moda, sabe o quão importante é ter identidade visual. Pois, é principalmente por meio da moda que as pessoas se expressam e se identificam. E um empresário do setor tem que estar sempre preocupado em falar a mesma linguagem do seu público-alvo.

Mas e o seu próprio negócio? Ele tem uma identidade visual bem específica? Continue a leitura e entenda como esse pode ser um diferencial competitivo, para atrair e fidelizar os seus clientes.

Entendendo primeiro o que é identidade visual

A identidade visual de uma empresa não é apenas um logotipo desenhado de qualquer forma. Como o próprio nome sugere, ela é o conjunto de elementos visuais que vão representar o seu negócio e torná-l0 único no mercado.

Estes elementos (logotipo, cores, ilustrações, embalagens) serão a “roupa” da sua empresa. Portanto, se você quer que sua marca impressione e chame atenção, é muito importante pensar primeiro em como ela vai se vestir.

Vestindo-se para a ocasião certa

Quem trabalha com moda sabe também que não existe certo ou errado na hora de se vestir. O que existe é a roupa mais adequada para cada situação. Essa mesma lógica, pode ser dita quanto à identidade visual de uma empresa.

Por isso, a forma como a sua marca é pensada vai criar uma expectativa no consumidor. E estar alinhado com o seu público alvo, é importantíssimo para superar essa expectativa.

Pensando em um exemplo mais prático, você já viu um vendedor usando chinelo em uma loja de ternos? Ou uma atendente em um vestido de festas vendendo roupa de banho?

Com certeza seriam dois cenários bem estranhos. Por isso, a identidade visual precisa ser bem condizente. Desse modo, refletindo exatamente o conceito da sua empresa. E assim, podendo criar uma relação muito mais próxima com seu cliente.

Criando sua própria identidade

Uma das grandes vantagens de ter uma identidade visual é diferenciar a sua empresa das concorrentes no mercado.  Não é fácil se destacar no ramo da moda e, para isso, é preciso ter personalidade acima de tudo.

Um logotipo distinto, com cores características e únicas, é capaz de fortalecer a sua imagem e torná-la relevante. Além da fachada e da vitrine de uma loja, por exemplo, a decoração também precisa estar alinhada com a identidade visual.

Fazendo parte da tribo

Os consumidores de moda gostam de novidades, mas também usam suas roupas como uma forma de se identificarem em um grupo. Esse “grupo” é chamado de tribos num conceito fashion.

Por isso, a identidade visual do seu negócio pode ser este elemento familiar para os clientes. Inclusive, as grandes empresas no ramo de moda, chegaram onde estão criando um relacionamento emocional com seus clientes. Os quais, se orgulham de estampar suas marcas e de fazer publicidade gratuita de seus produtos.

Por exemplo, um logotipo que conversa a mesma língua do seu público torna a sua empresa parte de uma tribo. E este tipo relacionamento vai se converter não só em fidelização mas também vai gerar mais valor para o seu negócio.

Portanto, o mais importante para uma empresa no ramo de moda é estar sempre alinhada com o seu público-alvo. E uma boa identidade visual pode ser o que seu negócio precisa para dar este próximo salto. Desse modo, alcançando novos clientes e criando laços mais permanentes com aqueles que você já conquistou.

Então, já pensou em que tipo de identidade visual seu negócio precisa? Qual é a sua personalidade? Conta pra gente nos comentários.