Quem trabalha no comércio, sabe como o período de vendas no Natal pode ser lucrativo. Alguns comportamentos são observados nesse período. Por exemplo, a procura pelos mais variados tipos de produtos aumenta, e isso cria o ambiente perfeito para lucrar mais e ainda captar novos clientes para o ano que se iniciará.
Mas quem conhece bem esse período sabe que não é só sentar e esperar as vendas acontecerem, não é mesmo? É preciso se preparar para se destacar entre a concorrência e conquistar de vez quem entra na loja.
Por isso, preparamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença no seu trabalho neste final de ano. Então, quer saber como melhorar suas vendas no Natal?
Prepare a equipe de vendas
Sua equipe de vendas pode ser bem treinada e familiarizada com o ambiente da loja. Mas no fim do ano a movimentação tende a aumentar muito. Por isso, é preciso garantir que as coisas não saiam do controle, evitando que seus clientes fiquem com a impressão errada sobre a loja.
É importante que todos conheçam bem as ofertas, as quantidades disponíveis em estoque e as condições de troca e pagamento. Assim, poderão atender os clientes rapidamente e saberão informar tudo o que for necessário, sem mal-entendidos.
Também é muito importante que os vendedores façam seu trabalho em tempo hábil, mas sem passar a impressão de estarem com pressa. Lembre-se que nesse momento as pessoas estão conhecendo o seu espaço, então é fundamental que elas tenham uma primeira impressão boa.
Prepare o ambiente da loja
Enfeitar a loja para cada data comemorativa do ano não é mera formalidade. Cada detalhe pode ser uma poderosa estratégia de marketing que atrai clientes e aumenta o número de vendas.
Ao contrário do que muitos pensam, isso começa sim pelo clima que a loja constrói com sua decoração. O ambiente gera uma experiência de compra para o cliente, estimulando assim, seu desejo de adquirir produtos e aumentando as chances de vender.
Outra dica, é deixar peças que estão em condições especiais de compra em evidência. Pois, essa é uma forma de atrair a atenção das pessoas, fazendo-as perceberem que podem levar mais do que pretendiam.
Ofereça condições especiais
Com a popularização de ações como o Black Friday, é comum que os clientes busquem quem oferece mais vantagens na hora da compra. Por isso, é importante pensar em estratégias que mostrem os benefícios de comprar na sua loja. Mas, nem sempre é preciso oferecer grandes descontos. Todas as estratégias devem ser bem pensadas para não levarem a sua loja a encontrar problemas financeiros.
Além de fazer as promoções, é importante divulgá-las. Por exemplo, se sua estratégia promocional é dar cupons de desconto, utilize as redes sociais para fazer essa divulgação. Além disso, disponibilize a opção “vale-presente” para facilitar a vida de quem deseja presentear alguém.
Outra dica é oferecer condições de pagamento mais atrativas, como parcelamento em algumas vezes. Porém, se precisar de inspiração para suas promoções, confira aqui dicas de promoções criativas para colocar em prática!
Faça a divulgação com antecedência
Use todos os seus canais de comunicação com clientes e seguidores para anunciar quais serão suas ofertas de final de ano. Isso aumenta as chances de o consumidor sair de casa sabendo exatamente aonde vai fazer suas compras.
Abuse das redes sociais, priorizando imagens de qualidade para atrair a atenção do público. Lembre-se de programar suas postagens com antecedência. Então, nada de deixar para a semana que antecede o Natal, ok?
Alinhe a loja com as tendências
Não adianta nada preparar a equipe de vendas, o ambiente da loja, divulgar tudo na internet e não oferecer peças capazes de agradar o seu público-alvo. Isso só gera frustração — que é o que você não quer.
Por isso, habitue-se a consultar as tendências, estando sempre por dentro das novidades. Inclusive, no Blog temos uma categoria só para te ajudar com as tendências de moda íntima, confira aqui. Também é uma boa opção investir em variedade de estilos e tamanhos para conquistar um pedaço maior do mercado e aumentar suas chances de vendas. Mas, sempre dentro do seu perfil de cliente!
As vendas no Natal podem ser muito lucrativas, mas como você viu neste artigo, é preciso se preparar de verdade! Então, não deixe para organizar tudo na última hora e priorize a saúde financeira do seu negócio!
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