Atrair clientes para sua loja é um grande desafio, mas como lucrar mais e otimizar os investimentos? Pensando nisso, separamos 4 dicas para aumentar o ticket médio dos produtos na hora da venda. Essa é uma ótima maneira de otimizar os esforços e gastos com ações de marketing e ampliando seus resultados.

Por isso, neste post, você entenderá o que é ticket médio, quais ações podem ser realizadas para aumentá-lo e como ele ajuda a melhorar o faturamento de sua loja. Confira!

Afinal, o que é ticket médio?

Aumentar o ticket médio significa ajudar o cliente a perceber mais valor nos produtos e serviços oferecidos em sua loja. Com isso, ele passa a gastar mais em cada compra. E, desse modo, são necessários menos clientes para alavancar seu faturamento.

Portanto, para descobrir seu ticket médio, basta dividir o valor total gerado pelas vendas, pelo número de clientes que compraram naquele período. Ou seja:

Ticket Médio = Receita com vendas / Quantidade de clientes

Por exemplo, se em um mês, sua loja faturou R$ 20 mil em vendas e emitiu 250 cupons fiscais para os clientes, isso significa que ela teve um ticket médio de R$ 80,00 por compra.

Quanto maior for o seu ticket médio, menor será a necessidade de atrair mais clientes para atingir uma determinada meta de faturamento. Por isso, separamos 4 dicas que podem ser usadas para amentar o ticket médio de sua loja.

Como melhorar o ticket médio do seu negócio?

1. Ofereça descontos progressivos

Você já foi ao mercado e viu aquelas promoções em que a compra do segundo item custa a metade do valor do primeiro? Essa ideia é semelhante.

Nesta estratégia, você deve primeiro avaliar qual é o valor médio de seus produtos. E após, oferecer descontos para as clientes que comprarem mais R$ 10 ou R$ 20 além desse valor. Mas, o desconto deve ser vantajoso para dar a percepção de que não levar um ou dois itens a mais seria um erro. Considerando que descontos entre 5% e 10% costumam ser ignorados pelos clientes.

2. Dê cupons de descontos para compras futuras

Você já comprou em alguma loja que oferecia um percentual de desconto na próxima visita se a sua compra atual atingisse determinado valor? A ideia é semelhante à anterior: o cliente deve desejar comprar um item a mais para atingir o ticket médio projetado por você e obter o desconto na próxima compra.

Porém, o cuidado aqui é o de não estabelecer um valor de compra tão alto. Pois isso pode desencorajar o cliente a pensar em um novo item para complementar seu pedido atual.

3. Monte looks personalizados

Mais que recomendar produtos complementares, você deve treinar seus vendedores para montarem looks personalizados baseados nas características das clientes.

Por exemplo, os vendedores podem indicar tendências para clientes que gostam de estar na moda. Ou apresentar modelos mais confortáveis para clientes que prefiram o bem-estar. Ou até indicar lingeries mais adequadas para o corpo de cada uma delas.

Entenda que, quanto mais personalizadas forem as sugestões, maiores serão as chances de a cliente comprar todos os itens indicados para ela.

4. Crie promoções com produtos que estão na moda

Se uma cliente perceber que lingeries da moda estão em promoção, ela se sentirá propensa a comprar mais de um item. Para ajudar nessa propensão da cliente, monte promoções com tempo ou quantidades limitadas.

Neste caso, indique o número de peças que estão incluídas nessa ação ou por quanto tempo ela valerá. Caso contrário, a cliente acreditará que a promoção é um mero gatilho para acelerar sua decisão de compra. Após concluído o prazo ou vendidas as peças indicadas, adicione uma plaquinha de “promoção esgotada”, assim a pessoa entenderá que perdeu uma boa oportunidade.

Uma dica extra é combinar as 4 dicas que apresentamos e analisar qual combinação ajuda sua loja a aumentar o ticket médio e a melhorar seus resultados de vendas.

Quer descobrir outras formas de como aumentar as vendas da sua loja? Então confira nossas dicas para vender que estão paradas no estoque!